Proveniência
O carvalho branco americano tem o nome latino de Quercus alba, uma espécie que pertence à família Fegaceae. É uma espécie nativa da Europa, Ásia e América do Norte. Na América do Norte estende-se, mais concretamente desde o Quebec até ao Minnesota e desde a Florida até ao Texas.
Cor
Apesar do seu nome, não é usual encontrar um carvalho branco com a casca desta cor, uma vez que tem um tom mais acinzentado. Tem uma forma muito robusta e ramos largos, quando cresce no campo ou em zonas extensas, e a sua estrutura grande dá-lhe um aspeto majestoso.
Textura
A madeira do carvalho americano tem uma consistência pesada e forte. Com uma textura grossa e fibras retas.
Durabilidade
A madeira do carvalho branco é tão duradoura como a própria árvore, que pode durar até 500 anos. Cresce em zonas de terrenos baixos, secos e húmidos, embora haja espécies que vivam em áreas com quase 2000 metros de altitude, pelo que o uso da sua madeira permite também ser multifuncional.
Características
À semelhança do que acontece com o carvalho vermelho, a madeira do carvalho branco tem tendência a lascar, sobretudo se for trabalhada à mão. Além disso, também se recomenda furar com berbequim antes de introduzir pregos e parafusos. Permite uma boa aderência e o seu acabamento costuma ser elegante e bom, por isso não é necessário preencher os poros com nenhum produto. A madeira do carvalho americano permite uma boa pintura e no caso de utilizá-la juntamente com metal, é possível que adquira uma cor mais escura do que o esperado.
Utilizações
A madeira do carvalho branco é muito apreciada, principalmente no setor da carpintaria. É utilizada para o fabrico de móveis para o exterior, barcos, tonéis, pavimentos, móveis para interiores como cadeiras ou estrados, bem como cestas e folheados.