Proveniência
O carvalho europeu, conhecido também como carvalho comum, carvalho roble ou roble fresnal, é un árvore que tem como nome científico Quercus robur. Esta espécie cresce no sul da Europa, na Ásia menor e no norte de África. Na Península Ibérica estende-se nas regiões atlânticas, assim como há algumas espécies em Castela e Leão, Aragão e Catalunha.
Cor
O borne da madeira do carvalho europeu é amarelo-claro e o cerne é amarelado ou castanho, com anéis muito visíveis.
Textura
A madeira de carvalho europeu é forte, reta, de grão médio e com nós pequenos no tronco.
Durabilidade
O carvalho europeu é uma espécie que requer viver num clima húmido e oceânico, onde não existam secas estivais. Por isso, a madeira de carvalho europeu também é valorizada por ser muito resistente ao frio, à humidade e às intempéries, tal como aos golpes. Dessa forma, é bastante utilizada na construção naval e na indústria ferroviária. Além disso, é muito apreciada pela sua resistência ao ataque de fungos e térmitas.
Características
A madeira de carvalho europeu é robusta, mas agradável de se manusear devido aos resultados finais. Permite uma serragem fácil, embora seja uma madeira dura, e a sua textura permite que a tinta tenha um acabamento correto, apesar de a sua secagem ser lenta. O borne não é impregnável, mas o cerne é. Embora seja uma madeira muito sólida, recomenda-se ter cuidado ao utilizar-se produtos e colas ácidas devido ao seu componente delicado.
Utilizações
A madeira de carvalho europeu utiliza-se sobretudo para o fabrico de móveis de interior e exterior, para carpintaria e revestimentos de portas, janelas, estrados ou parquets, entre outros, e também para construir folheados decorativos, painéis de madeira ou tonéis e barris para conservar bebidas.