MADEIRA DE FAIA
Propriedades
A madeira de faia é muito pesada e dura, o que faz com que seja um material com excelentes características para ser trabalhado. Antes das aplicações do ferro fundido terem sido descobertas, a faia foi o principal tipo de madeira a ser utilizado para construir os trilhos ferroviários.
As duas classes de madeira que a MAJOFESA oferece são a madeira de faia natural e a madeira de faia vaporizada. De acordo com o campo de aplicação pretendido para o material, aconselhamos um dos dois tipos de madeira para construção.
Características
A faia deve, por norma, apresentar uma cor amarelada, que, com o tempo, vai ficando avermelhada e adquire um tom mais escuro. É uma das classes de madeira mais vulneráveis no que diz respeito à humidade, podendo apodrecer com facilidade quando não submetida a um tratamento específico. Além disso, trata-se de uma madeira bastante suscetível a ataques e estragos causados por térmitas e fungos. Por conseguinte, a madeira de faia é mais utilizada no sector da carpintaria, e não tanto no âmbito de construções para exteriores.
Áreas de utilização
Tradicionalmente, a madeira de faia tem sido utilizada para produzir ferramentas e objetos de tornearia. Uma vez que pode, à semelhança de várias espécies de madeira para móveis, ser dobrada sem quebrar, é muito apropriada para fabricar anéis, aros e outro tipo de peças com formas redondas.
Atualmente, a madeira de faia é apreciada pela sua dureza, superior até à da madeira de carvalho, bem como pela sua superfície com uma textura uniforme. Ao ser polida, o seu grão reduzido possibilita uma superfície fina e indicada para o fabrico de móveis e de artigos de decoração. Assim sendo, o principal setor a utilizar esta madeira é a carpintaria de interiores.
Trata-se de um material que deve ser polido e envernizado e cujo acabamento permite fabricar pavimentos (parquet), portas, móveis, contraplacados e objetos domésticos. A sua qualidade superior faz com que tenha um preço mais elevado, mas garante ótimos resultados.