Proveniência
O movingui ou movinguí é o nome da madeira cuja árvore originária é conhecida como Distemonanthus benthamianus. Esta espécie habita na África tropical e estende-se desde a Serra Leoa até ao Gabão e ao Congo. A madeira de movingui é uma das madeiras tropicais mais incipientes no mercado de compra e venda de madeiras, ainda que a exploração da sua massa florestal, a sua produção e a sua exportação sejam, presentemente, estáveis.
Cor
O tom da madeira de movingui é amarelo-pálido no borne e amarelo-limão no cerne.
Textura
Trata-se de uma madeira pesada, com grão de tamanho médio e uma fibra geralmente com textura entrelaçada e em forma de ondas. Além disso, a madeira de movingui é de qualidade semidura.
Durabilidade
A madeira de movingui é uma madeira resistente, especialmente ao ácido sulfúrico e mediana à ação dos fungos e das térmitas. Por outro lado, é resistente ao caruncho e à traça.
Características
A madeira de movingui é interessante para se trabalhar, se bem que o cerne não é impregnável e é mais fácil trabalhá-la manualmente do que com máquinas. Contém uma elevada quantidade de depósitos de sílica, o que pode causar irritações na pele, pelo que se aconselha utilizar proteção no momento da sua utilização. Além disso, a madeira de movingui contém um extrato hidrossolúvel amarelo que pode originar manchas nos elementos que estão junto a ela, quando se encontra exposta a condições húmidas. O borne é moderadamente impregnável, mas o cerne não aceita nenhuma tinta. Em relação à pregagem, recomenda-se realizar um furo prévio para pregar mais facilmente.
Utilizações
A madeira de movingui utiliza-se para o fabrico de folheados de revestimentos decorativos, em objetos ou mobiliário de carpintaria exterior e interior (portas, pavimentos ou escadas), construções navais, marcenaria, depósitos para produtos químicos, tanoaria, tornearia e esquis.