Proveniência
O abeto comum ou abeto branco é uma árvore que recebe o nome científico de Abies alba. Cresce nas encostas das montanhas no centro e norte da Europa, entre os 700m e os 2000m de altitude, embora também haja exemplares em alguns países do sul. Em Espanha, existem espécies nas regiões de Cantábria, Huesca, Navarra e no norte da Catalunha.
Cor
A casca tem um tom cinzento-prateado, lisa nos exemplares mais jovens e enrugada ou com cortes nos exemplares com mais idade. A madeira de pinho abeto é branca, leve, tem pouca resina e muito agradável de se trabalhar.
Textura
A madeira de pinho é uma madeira fina, de textura uniforme e com um veio muito reto, o que permite trabalhá-la e usar cola com facilidade. No entanto, ao ser pintada podem surgir manchas ou inconsistências devido à sua estrutura de poro fechado.
Durabilidade
Necessita de ambientes frescos e climas húmidos, apesar de não suportar o frio intenso nem secas prolongadas. Por conseguinte, a madeira de pinho abeto não suporta as temperaturas extremas quando utilizada para exteriores. Todavia, é uma madeira rica em taninos e com pouca resina, o que facilita a sua manipulação em marcenaria fina ou artigos de aspeto elegante.
Características
A árvore do pinho abeto tem forma em pirâmide e pode atingir os 60 metros de altura. As folhas podem medir até 30cm e as sementes são as pinhas.
Utilizações
A madeira de pinho abeto utiliza-se sobretudo na construção, em marcenaria fina, para confecionar instrumentos musicais, como guitarras ou arcos, bem como no fabrico de papel. Além disso, também é utilizada para elementos de carpintaria interior de revestimentos, frisos, aros, molduras e rodapés, em formato de madeira laminada (vigas). A madeira de pinho abeto é igualmente adequada para elaborar folheados decorativos, recipientes e embalagens decorativas ou selecionadas.