Proveniência
O sapelli, também conhecido como sapelly ou abebay, é uma árvore que provém da África tropical. Existe, mais concretamente, no Uganda, nos Camarões, na República Centroafricana, no Zaire, no Gana, na Nigéria, no Togo e na Serra Leoa.
Cor
A madeira de sapelli tem um aspeto semelhante ao da nogueira, mas com uma cor mais rosada, avermelhada ou púrpura que com o tempo tende a escurecer.
Textura
A madeira de sapelli é uma madeira dura e semipesada. A sua fibra é entrelaçada e às vezes tem listras. O seu grão é fino e de poro pequeno.
Durabilidade
A característica mais apreciada na madeira de sapelli é precisamente a sua resistência ao apodrecimento e a duração do material face ao clima, embora seja suscetível de ser atacada por insetos.
Características
A madeira de sapelli tem sido uma espécie vulnerável nos últimos anos, uma vez que a sua espécie originária sofreu uma redução superior a 20% da sua massa florestal ao longo das últimas gerações. É fácil de se trabalhar, apesar de se ter de insistir no seu aplainamento para retirar as farpas ou polir deformações resultantes da dureza do material ao cortá-la. Aceita bem tinturas, colas e vernizes, e o seu contacto com o ferro pode manchá-la ou descolorá-la. É importante a utilização de máscara e luvas quando se trabalha com a madeira de sapelli; apesar de não ser habitual provocar reações graves, é possível que possa irritar a pele e as vias respiratórias ao ser manipulada.
Utilizações
A madeira de sapelli é utilizada principalmente para o fabrico de maquetas de barcos e das próprias embarcações. Também são comuns alguns usos exóticos como a elaboração de instrumentos musicais, tais como pianos, guitarras ou órgãos, ou alguns elementos de percussão que aproveitam a sua qualidade de som oco. Para além disso, também se constroem portas, superfícies de móveis, carpintaria interior e exterior, molduras e marcenaria fina, também exterior ou interior.