Proveniência
A soft maple é uma árvore que tem vários nomes, tais como ácer prateado, ácer sacarino ou ácer branco americano. É uma espécie típica da América do Norte que se estende desde a costa este dos EUA até ao Canadá, convertendo-se assim num dos géneros de árvore mais comuns desta região.
Cor
A madeira de soft maple tem um tom castanho-avermelhado claro, com pequenas manchas escuras típicas da espécie, enquanto a casca é lisa, cinzenta e com mais escamas, à medida que vai envelhecendo. Por seu lado, o borne é largo e o cerne tem uma cor clara.
Textura
A madeira de soft maple é semidura, macia e pouco pesada. A superfície tem uma textura uniforme e grão fino, e às vezes apresenta uma fibra ondulada. Tem um aspeto brilhante, embora se possa estragar com tempestades ou com excesso de água.
Durabilidade
A árvore soft maple cresce ao largo de cursos de água e zona húmidas onde faça muito sol. Cresce muito rapidamente, pelo que também se plantam muitas espécies para facilitar o seu uso ornamental em vias urbanas, jardins e parques. Dito isto, deduz-se que é, por conseguinte, altamente resistente. A principal diferença com a hard maple consiste no facto de poder apresentar picadas de insetos.
Características
A madeira de soft maple permite una mecanização simples para a sua serragem, secagem, impregnabilidade, aplainamento, colagem, pregagem e aparafusamento.
Utilizações
Os usos e aplicações mais comuns da madeira de soft maple costumam ser no setor da marcenaria, para o fabrico de móveis de alta qualidade, embora para isso seja necessário o seu processamento. Por outro lado, a madeira de soft maple também é utilizada para construir painéis aglomerados, interiores de móveis, folheados decorativos, caixas e cabos, molduras, portas e revestimentos de interior doméstico.