Proveniência
A madeira de faia vaporizada, à semelhança da madeira de faia natural, é obtida através do corte da espécie faia comum (Fagus Sylvatica), uma árvore caducifólia, com um tronco largo e reto muito amplo para obter tábuas e vigas de madeira. Na MAJOFESA oferecemos peças tanto em madeira de faia alinhadas como de madeira de faia não alinhadas. Além disso, a variedade de faia vaporizada inclui madeira aplainada e madeira não aplainada. As árvores de faia vivem em países do centro e sul da Europa, sul da Escandinávia e Reino Unido, e há algumas espécies dispersas no norte de Espanha.
Cor
A madeira de faia vaporizada é uma madeira semidura, mas com tons mais uniformes, como o rosa-pálido ou o castanho-claro.
Textura
A madeira de faia vaporizada tem um grão fino e fechado, não perceptível a olho nu. A sua superfície fica muito suave quando é lixada, daí ser utilizada para construções mais finas e elegantes. A sua fibra é reta e não apresenta nós nem outros defeitos.
Durabilidade
A faia é sensível às intempéries e também a alguns insetos, como fungos, larvas e térmitas. Por esse motivo, deve-se ter cuidado com o estado dos móveis feitos com este material.
Características
A madeira de faia é vaporizada durante 90 horas, pelo menos, para eliminar as tensões que se produziram devido ao seu crescimento. Neste processo, o borne esbranquiçado vai adquirindo um tom avermelhado que se estende até ao cerne; esta é a cor do coração da árvore e se não passasse por este tratamento de fixação, só duraria cerca de quatro anos.
Utilizações
As peças em madeira de faia vaporizada podem ter diferentes usos, embora os mais comuns sejam a carpintaria interior, o mobiliário e a marcenaria, cabos de ferramentas e brinquedos.