MADEIRA DE CHOUPO

Populus
madera de chopo - madeira de choupo

MADEIRA DE CHOUPO

 

Proveniência

O choupo, também conhecido vulgarmente por álamo, pertence ao género Populus e é uma árvore típica de zonas húmidas situadas no Hemisfério Norte do mapa mundi. A madeira de choupo é uma espécie nativa de regiões temperadas, por isso tem sido introduzida ultimamente no Hemisfério Sul. Devido à sua grande magnitude de potencial para a produção, verificou-se nos últimos anos uma expansão de um híbrido da espécie.

 

Cor

madeira de choupo tem um tom esbranquiçado ou castanho muito claro.

 

Textura

A madeira de choupo ou álamo é uma madeira muito fina e leve, o que lhe permite ser manejável e fácil de trabalhar, e ter uma superfície uniforme e muito resistente.

 

Durabilidade

Apesar de a árvore viver nas margens dos rios, a madeira de choupo tem uma resistência limitada à humidade. Por outro lado, aguenta muito bem o ataque de fungos e térmitas. No entanto, não é aconselhável a sua utilização para exteriores, principalmente em objetos contraplacados.

 

Características

Trata-se de uma espécie de crescimento rápido, que se pode encontrar perto de rios e bacias de água. Isto facilita a sua exploração e converte a sua madeira num recurso ecológico e barato. É muito fácil trabalhar com a madeira de choupo porque suporta muito bem a sua modelagem e aceita tratamentos de verniz e pintura.

 

Utilizações

Nem toda a madeira de choupo pode ser destinada à obtenção de folheados de madeira, uma vez que só poderá ser utilizada a parte do tronco sem ramos e nós. O resto da madeira que faz parte do tronco utiliza-se normalmente para a obtenção de madeira que se emprega para o fabrico de caixas de fruta, palitos de dente ou para a moagem e fabrico de painéis de aglomerado. Estes últimos podem servir para fabricar móveis de gama média-alta. Normalmente, combinam-se os folheados de choupos com os de outras madeiras tropicais.