MADEIRA DE FREIXO

FRAXINUS

MADEIRA DE FREIXO

 

ORIGEM

 

A madeira de freixo provém de uma espécie de árvore do género Fraxinus. Existem até 60 variedades distintas, na sua maioria de folha caduca. A sua ocorrência estende-se por todo o globo, sendo as variedades aqui destacadas as que oferecemos no nosso armazém de madeira em Valência, nomeadamente a madeira de freixo europeu e a madeira de freixo americano.

 

CARACTERÍSTICAS

 

O cerne do freixo não é muito resistente à humidade e ao ataque por parasitas, sendo, por conseguinte, vulnerável e propenso à decomposição.

 

A madeira de freixo é nobre, sendo apreciada como material duro e denso, que não só é forte, como elástico. Desde que seja submetida a uma boa usinagem, é ideal para pregar, aparafusar e colar, podendo igualmente ser pintada e polida, de modo a realizar bons acabamentos. Trata-se de uma madeira que seca com bastante facilidade, possibilitando acabamentos muito elegantes para estruturas ornamentais, como escadas de freixo.

 

ÁREAS DE UTILIZAÇÃO

 

À semelhança da madeira de faia, a flexibilidade do freixo faz com que possa ser utilizado para produzir arcos, punhos de ferramentas, tacos desportivos e objetos que precisam de ser curvados, mas resistentes. Além disso, o freixo é verdadeiramente útil para fabricar instrumentos musicais, como, por exemplo, guitarras.

 

A qualidade elevada do freixo, bem como a sua cor, que depende da origem do freixo (escura no caso do freixo europeu e clara quando se trata de freixo americano), permitem utilizar a madeira de freixo para fabricar aduelas, interiores arquitetónicos e molduras de alta qualidade, para além de painéis e torneados.

 

No entanto, a principal área de utilização do freixo situa-se no fabrico de móveis de madeira para casas. O seu emprego em mobiliário de interiores é muito comum, uma vez que permite acabamentos finos e elegantes, com superfícies resistentes a pancadas. Assim sendo, trata-se de uma madeira muito utilizada para fabricar portas e móveis de cozinha, sendo, no entanto, necessário manter certos cuidados, de modo a aumentar a sua durabilidade.