Proveniência
A madeira de nogal é, atualmente, uma das madeiras mais apreciadas no mercado de madeiras. Existem até 20 tipos diferentes, cada uma com as suas próprias características, dependendo da sua origem. No sudoeste da Europa encontramos a nogueira europeia, na América do Norte e Canadá, a nogueira negra americana, e no oeste dos EUA, a nogueira de Califórnia.
Cor
A madeira de nogueira possui uma cor característica e inconfundível, entre o avermelhado e o café-escuro, que pode variar consoante cada tipo de madeira.
Textura
A madeira de nogal tem uma densidade média, com uma constituição robusta e forte. A sua superfície é ligeiramente rígida e tem uma fibra listrada que lhe dá um aspeto original e fácil de manejar.
Durabilidade
A madeira de nogueira possui uma elevada estabilidade e é menos sensível à variação de temperatura e humidade do que os outros tipos de madeira. É considerada uma das madeiras mais resistentes com o passar do tempo, inclusive em condições adversas para a sua conservação.
Características
A madeira de nogal é uma das preferidas dos carpinteiros porque, apesar da sua dureza, é muito agradável e fácil de trabalhar, tanto com ferramentas manuais como mecânicas. Também impregna muito bem tintas e vernizes, tanto o cerne como o borne, embora tenha uma secagem lenta.
Utilizações
A madeira de nogueira é bastante valorizada no mercado, sobretudo para o design de interiores de casas, devido às suas características estéticas e à sua facilidade de tratamento. Fundamentalmente, aplica-se no fabrico de mobiliário e no revestimento de paredes. Outras utilizações da madeira de nogueira são os interiores arquitetónicos, a marcenaria de elevada qualidade, fabrico de portas e painéis. Na construção, também costuma ser combinada com outras madeiras de cor mais clara, para um resultado mais original e heterogéneo.