Proveniência
A madeira de faia natural obtém-se a partir do corte da espécie faia comum (Fagus Sylvatica), uma árvore caducifólia, com um tronco largo e reto muito amplo para obter tábuas e vigas de madeira. Na MAJOFESA oferecemos peças tanto em madeira de faia alinhada como em madeira de faia não alinhada. A madeira de faia natural provém de países situados no centro e no sul da Europa, no sul da Escandinávia e no Reino Unido. Além disso, no norte de Espanha também podemos encontrar algumas florestas com espécies de faia. Concretamente, no nossa madeireira MAJOFESA poderão encontrar espécies de faia alemã e faia jugoslava.
Cor
A madeira de faia é considerada una madeira semidura, com um tom creme-pálido, que pode variar entre o esbranquiçado e o castanho. Quando cortada transversalmente, observa-se que o tronco é branco, embora o contacto com o ar o torne avermelhado, misturando o borne com o cerne.
Textura
A madeira de faia natural pertence ao grupo de madeiras finas, poros fechados e textura uniforme.
Durabilidade
É sensível às intempéries e também a alguns insetos como fungos, larvas e térmitas.
Características
As madeiras de faia natural têm um bom e fácil acabamento graças à facilidade com que impregna muito bem a tinta e ao facto de a sua textura favorecer um polimento muito elegante. A secagem costuma ser lenta e podem aparecer vincos ou deformações. Contudo, isso torna-se numa vantagem na altura do aplainamento, fresamento ou torneamento; dobra-se sem problema.
Utilizações
Carpintaria interior, mobiliário e marcenaria, portas, pavimentos, frisos, molduras, folheados decorativos, painéis de madeira contraplacados. É desaconselhável o seu uso em casas de banho, devido à sua intolerância à humidade.
Além disso, poderão também encontrar esta espécie na modalidade peças em madeira de faia: preparámos grandes quantidades de tábuas com as medidas que os nossos clientes necessitam.